
Desde pequeno que sempre quis ser Bombeiro. Gostava das sirenes, da "confusão" e adrenalina, gostava das fardas, mas principalmente sempre gostei de ajudar os outros em aflição, seja por doença, necessidade ou até mesmo por alguma emergência.
- Desejo -
Aos 23 anos decidi ingressar nas Forças Armadas Portuguesas tendo realizado provas no Exército, Marinha e Força Aérea, sempre com o intuito de me formar na área do resgate, salvamento ou até mesmo medicina e socorro em combate. Apesar das tentativas e de passar nos exames com distinção, a quando do ingresso na recruta foi-me barrada o ingresso por falta de vagas disponíveis. Embora aos 24 anos não me fosse permitido mais me candidatar decidi ingressar para os Bombeiros, pois eram uma força Paramilitar e onde poderia atingir os meus objectivos.
- Ingresso e Recruta -
Em Outubro de 2011 dirigi-me para a secretaria do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro onde consagrei a minha inscrição na recruta dos Estagiários. Foi então que após 1 semana de espera comecei a frequentar o curso inicial de Bombeiro naquele quartel, de salientar que o curso teve início em Março de 2011 tendo entrado já a meio do curso. Apesar de todas as adversidades e complicações em Março de 2012 fui finalmente aprovado para completar todo o restante curso. Seguiram-se 12 meses de formação intensa e especializada onde fui submetido ao extremo das minhas capacidades e moldado num operacional de elite.
- Juramento e Promoção -
Em Janeiro de 2013 fui submetido ao teste prático de Bombeiro na Escola Nacional de bombeiros em Santa Maria da Feira, onde após o exame prático tive que realizar a prova oral e escrita. Tendo passado com distinção e uma média de 19 valores fui aprovado ao estágio de 6 meses como Bombeiro Voluntário. Em Março de 2013 fiz o juramento de Bandeira perante as entidades superiores da Nação e do Estado Português, tendo sido promovido a Bombeiro de 3ª Classe, onde seria submetido ao estágio de 6 meses em contexto operacional como Bombeiro.
- Vida Operacional -
Desde o dia 24 de Março de 2013 tenho traçado um caminho longo, árduo, cheio de sacrifícios mas ao mesmo tempo gratificante, onde as adversidades têm sido um dos principais meios de crescimento e de adquirição de conhecimento. Onde as falhas não podem ser existentes e onde o treino e a preparação devem ser a base fundamental da vida operacional.
Ao longos destes anos tenho realizado inúmeros cursos dentro das áreas de Socorro, Pré-Hospitalar, Resgate, Incêndios (Urbanos e Florestais), Desencarceramento e Chefia de Equipas.
Embora a vida não seja um mar de rosas, tenho passado alguns apertos e alguns momentos críticos mas os mesmos têm me tornado mais forte, mais capaz e mais resiliente face ao perigo e às adversidades que nos são impostas. Todo estes anos têm me tornado em alguém capaz de ajudar o próximo mas também de avistar as ratoeiras e as estratégias maléficas da vida para nos derrubar e nos atormentar. E ao superar cada dia os objectivos, ao treinar e aumentar os meus conhecimentos e ao dedicar todo o meu empenho ao lema "VIDA POR VIDA", estou certo que conseguirei atingir o objectivo principal que me motivou a ingressar nos Bombeiros.
Notícias e vídeos de alguns momentos do meu percurso de Bombeiro Voluntário