top of page
Projectos (2).png

-   Sobrevivência   -

Aqui encontrará diversos tutoriais e dicas sobre Sobrevivencialismo, como sair do Sistema e como se torar Auto-Sustentável.

Logo05.png

Sobrevivencia

Natural

Logo04.png

Bushcraft

Portugal

Logo01.png

Subrevivencialismo

Logo03.png

Preppers

Portugal

Logo06.png

Sobrevivencialsmo

& Preparação

Logo02.png

Guia do

Sobrevivente

Grupos Principais

 
 
 
 

Uma breve história

A história do sobrevivêncialismo começa nos anos 50 durante a guerra fria, quando os governos dos E.U.A. e da Grã-Bretanha iniciaram seus programas de defesa civil para preparar a população para um eventual ataque nuclear soviético construindo abrigos e treinando crianças e voluntários para executar procedimentos de emergência. Nas décadas seguintes os sobrevivêncialistas detectaram a crescente vulnerabilidade dos grandes centros urbanos e passaram a concentrar seus esforços para se protegerem de falhas no sistema, nesse período grupos de orientação política maioritariamente Libertária e Conservadora começaram a discutir a criação de Refúgios Sobrevivencialistas, que seriam independentes do sistema de abastecimento das cidades e o mais auto-suficientes possível.
 A ideia foi inicialmente divulgada em publicações libertárias de pequena circulação e com o tempo conquistou grupos religiosos, mas somente nos anos 70 com a crise do petróleo e publicação de livros sobrevivencialistas o conceito se tornou popular e com essa popularização começou-se a criar um estereótipo negativo dos sobrevivencialistas na mídia norte-americana, retratando-os como supremacistas brancos e fanáticos religiosos que estocam comida e armas em alguma fazenda esperando o fim do mundo. Apesar de grupos dessa natureza terem sido pioneiros e divulgadores da ideia, actualmente a sociedade norte-americana de modo geral reconhece a necessidade de se adoptar medidas preventivas.
 Com o tempo o conceito foi ampliado e um enorme mercado de produtos voltados aos sobrevivêncialistas foi criado para atender grupos de matizes tão variados que fica difícil encaixá-los em algum estereótipo. Atcualmente apesar de existirem várias tendências diferentes dentro do universo sobrevivêncialista pode-se definir o sobrevivêncialista como alguém que reconhece a fragilidade da civilização e a importância de se preparar para eventuais crises que possam ameaçar a sua existência, sendo assim, independentemente do estilo todos eles:

 

  • Buscam adquirir habilidades e equipamentos que garantam sua sobrevivência.

  • Reconhecem a importância da preservação ambiental e dos direitos individuais.

  • Não esperam que o Estado garanta sua existência e portanto buscam maior autonomia.

  • Estão alertas ao que acontece no mundo para identificar ameaças e criar respostas eficientes.

  • Possuem um local para se abrigar no caso de crises mais severas.

O que é o Bushcraft

Busgcraft é um conceito original dos EUA que significa "artes do mato", abrange todas as competências que possibilitam uma vivência integrada na natureza, sustentada na utilização dos seus recursos. Engloba todo um conjunto de técnicas e capacidades que foram úteis à sobrevivência da espécie humana durante a sua história evolutiva. Tais capacidades de adaptação, perderam-se com o nosso afastamento civilizacional da natureza. Permaneceu contudo uma vontade inata de restabelecer esta relação funcional com a natureza. O Bushcraft recria esse modo intrinsecamente humano de interacção com a natureza.

Falamos de competências como, acender um fogo sem fósforos ou isqueiros, construir um abrigo, ou fazer utensílios como uma colher de madeira, uma corda ou uma cesta com fibras naturais. Fabricar ferramentas rudimentares como uma faca, machado. Inclui ainda os conhecimentos de fauna e flora que permitam encontrar alimento ou de interpretação dos recursos do meio ambiente, como encontrar e purificar água ou orientar-se pelo sol ou estrelas. Um bushcrafter olha para os recursos naturais do local onde se encontra, um pedaço de madeira, barro, couro ou pedra e vê-o como um objecto que lhe pode ser útil. O bushcraft distingue-se da "sobrevivência" porquanto um bushcrafter na sua estadia ou caminhada na natureza, não vai para "sobreviver a algo" num curto espaço de tempo, pois coloca-se nessa situação voluntariamente para interagir com a natureza de determinado modo.

bottom of page