
O Projecto Blue Book foi um de uma série de estudos sistemáticos sobre os objectos voadores não identificados (OVNIs), conduzidos pela Força-a érea Norte-Americana (U.S.A.F.). Iniciado em 1952, e terá sido o segundo renascimento de tal estudo. Uma ordem de rescisão foi dada para o estudo em Dezembro de 1969, tendo sido cessadas todas as suas actividades sob seus auspícios em Janeiro de 1970.
Durante o tempo de actividade do projecto, milhares de relatos de OVNIs foram colectados, analisados e arquivados. Como resultado do Relatório Condon (1968), que concluiu que não havia nada de anómalo sobre os OVNIs.
Em 1942, ao largo do lago Ghroom, foi construído um macivo campo auxiliar para a Força Aérea Norte-Americana, cujo nome atribuído foi Horney Airport, mais conhecida como Área 51. Este mesmo campo terá sido tornado ultra secreto e altamente protegido militarmente a quando da criação da NASA em 1954. Sob a alçada d recente criada NASA foram acoplados 3 projectos: o Projecto Sight, o Projecto Grudge e o Projecto Blue Book.
Todos estes Projectos foram direccionados para a Área 51, tendo ainda sido criada toda uma divisão militar, assim como uma Agência Secreta (entre o FBI e a CIA) para que os projectos fossem continuados e estudados e reportados directamente para o Pentágono com o maior secretismo.