
A palavra grega traduzida como "socorros" em 1 Coríntios 12:28, tem um significado exato um pouco obscuro. A palavra traduzida como "socorros" significa literalmente "aliviar, socorrer, prestar ajuda, participar e/ou apoiar." Os que possuem o dom do socorro são aqueles que podem ajudar ou prestar assistência a outros na igreja com compaixão e graça. Este dom tem ainda uma ampla gama de aplicações, desde ajudar indivíduos com tarefas diárias a ajudar na administração dos negócios da igreja.
​
Ajudar no corpo de Cristo pode tomar uma variedade de formas. Alguns vêem o dom do socorro como dado aos que estão dispostos a "dar uma mão" e fazer até mesmo as tarefas mais rotineiras e desagradáveis com um espírito de humildade e de graça. Esses ajudantes são muitas vezes aqueles que se oferecem para trabalhar regularmente nos edifícios e propriedades da igreja, muitas vezes trabalhando na sombra.
​
Outros enxergam esse auxílio como ajudar as viúvas, idosos ou famílias a realizarem tarefas diárias, oferecendo-se a prestar assistência nas áreas onde a ajuda é necessária. Esses ajudantes oferecem um dom de socorros no sentido mais amplo, servindo e apoiando o corpo de Cristo.
​
Mas talvez haja um significado mais profundo conotado ao dom espiritual do socorro. Já que é um dos dons espirituais do Espírito Santo, todos os quais são dados para a edificação do corpo de Cristo, o aspecto espiritual do dom de prestar ajuda talvez seja ainda mais importante do que o aspecto prático. Aqueles que possuem este dom têm recebido a capacidade única de identificar aqueles que estão a lutar com a dúvida, o medo e outras batalhas espirituais.
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.